quarta-feira, 31 de agosto de 2011

A Aalto, a TKK e as tradições

A faculdade em que estou estudando chama-se Teknillinen korkeakoulu, mais conhecida com TKK ou como Helsinki University of Technology (apesar de ficar em Espoo). É a mais tradicional faculdade de engenharia da Finlândia. Em 2010, foi criada a Aalto University, a partir da união da TKK, da Helsinki School of Economics e da Helsinki School of Arts. O nome da universidade homenageia Alvar Aalto, um dos maiores arquitetos finlandeses, que foi quem projetou o campus de Otaniemi, onde está a TKK.
Pros meus amigos que gostam de ler artigos, mais informações aqui.

E a vida na TKK inclui algumas tradições muito fortes por aqui. As associações estudantis são muito organizadas, anos-luz à frente de qualquer coisa que temos no Brasil. O apartamento em que moro, por exemplo, é do "grêmio". Cada curso tem a sua guilda, como eles chamam, que é algo como uma mistura entre as fraternities dos americanos e os nossos CAs. Todos usam um uniforme, cada grupo de uma cor específica, e aqueles que já passaram pelo primeiro Wappu (um festival enorme em maio) recebem um chapeu branco.

Como falei no outro post, tô me esforçando no sentido de me enturmar logo. E como a programação pros intercambistas tava muito fraquinha, me enfiei nos eventos (leia-se: festas) pros calouros. Ontem especificamente levaram os calouros da computação (mais eu e um espanhol) pra uma casa e apresentaram a Tietokilta, a guilda da Comp. Tiveram várias atividades de integração, e eu fiz esse vídeo:


É uma musiquinha da comp. E eu tive uma crise de riso a primeira vez que ouvi, sei lá por quê. Porque tava em finlandês. Porque eram finlandeses felizes cantando. Sei lá! Hahaha. Pra eles também é engraçado eu tentando falar finlandês.

Mais tarde voltamos pra Otaniemi e em outra festa, exatamente à meia-noite, como manda a tradição, tudo parou, a banda entrou, todos seguraram seus chapéus acima das cabeças e cantaram o Teekkarihymni, o hino dos estudantes da TKK:


Não dá pra ver nada, mas dá pra ouvir. Preciso aprender logo a cantar, não quero ficar deslocado.

3 comentários:

  1. hahaha! você cantando em finlandês deve ser meio parecido com o Mat pequenininho cantando "ai lóve iu beibi, ai nitium beibi..."

    ResponderExcluir
  2. Olen soturi, yksin tuhat osuma!

    ResponderExcluir
  3. ate vocde voltar estará falando finlandes como os finlandes, bjs lili

    ResponderExcluir