quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Hrvatska

Fim do dia sobre o Atlântico
Voando sobre os Alpes
Bom, como eu disse, saí do Brasil e vim para a...Croácia! O fato é que cheguei são, salvo e com todas as malas em Zagreb.

Mas...por que Croácia?

Essa história de amor e nenhum ódio começou há muito tempo atrás, aqui nesta galáxia mesmo, quando eu estava terminando o curso de inglês no CCAA Lapa, em São Paulo. Nós tínhamos que fazer uma apresentação como uma espécie de trabalho de conclusão, e o tema era "países". Resolvi escolher um país sobre o qual eu não conhecia nada, assim eu podia aprender alguma coisa. E escolhi a Croácia nem sei direito por quê. Eu jogava com ela no video game, tinham ido bem na Copa. Sei lá.

E me apaixonei. Olha, se você não conhece nada, sugiro violentamente que procure umas fotos. Existe uma infinidade de ilhas e lugares lindos no litoral, ruínas romanas, montanhas, castelos, os lagos de Plitvice, Dubrovnik, e mais, muito mais.

Eu pesquisei muitas coisas sobre o país, afinal era meu TCC. Cheguei até mesmo a decorar uns números e dias da semana em croata pra encher linguiça (ops, me entreguei!), e acabei encontrando uma professora de croata no orkut. Sim, o orkut, hoje mais conhecido como a 25 de março das redes sociais. A Danijela - a professora - dá aulas pela internet, e apesar de ambos morarmos em São Paulo, optei pelo Skype. E assim fiz o curso.

Mas ainda demorei muito tempo pra realmente por meus pés em solo croata. Só em julho de 2010 que realmente vim pra cá a primeira vez. E essa viagem por si só dá assunto pra outro post, fazê-lo-ei em outra oportunidade. (VISH, toma essa mesóclise então!)

E é claro que dessa vez, a caminho da Finlândia, eu não podia deixar de passar pela Croácia. É caminho! É aquilo, se você tá indo de São Paulo a Brasília e adora um feijão mineiro, é óbvio que você vai desviar pra comer naquele restaurante maravilhoso da dona Benta, não vai? Mesma coisa, é exatamente a mesma coisa. A Finlândia é tão longe que qualquer coisa é caminho, até mesmo a Croácia!

A rua na frente do manicômio.
Para os piadistas: Sim! Passei na frente e não me chamaram.

Jardim Botânico

Arquitetura antiga de Zagreb

Praça Rei Tomislav

Lago Jarun, a praia dos... Zagrebinos? Zagrebianos? Zagrebienses?
Enfim, dos habitantes de Zagreb

Eu e 100% das bananeiras de Zagreb.
SIM, eu tinha motivos pra usar essa camiseta, não sou chato "OIÊ, ME VEJAM, SOU DO BRAZIU"


5 comentários:

  1. Fazê-lo-ei é dose, garoto... Acho melhor você treinar sua língua pátria enquanto estiver fora, pois temo que entre idiomas estrangeiros - croata, inglês, finlandês - seu parco português de engenheiro se perca de vez... Se eu sentir que é necessário reavivar sua memória, fá-lo-ei periodicamente.

    ResponderExcluir
  2. aueeahuaehuaeheuaheauheauaheuh!!! QUE ABSURDO!
    assasinando o português na Croatia... que fase, hein joao?
    divirta-se, garoto!

    abraço

    Lui

    ResponderExcluir
  3. Hmm que engraçado, acho que já vi essas fotos em algum lugar hehe na verdade, até tirei uma delas!
    Ficaram muito legais!
    Espero que estejas curtindo bastante por aqui!
    Adorei te conhecer ao vivo!
    Beijo,
    Marília

    ResponderExcluir