segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Os Museus de Zagreb


Zagreb tem uma grande quantidade de museus interessantíssimos. Ano passado fui no Museu de Etnografia, que tem roupas e utensílios pessoais de diversas épocas e regiőes da Croácia. Muito legal para conhecer um pouco como era a vida das pessoas comuns. E nessa segunda vinda a Zagreb fui em mais dois museus.

Recomendo muito o Museu Mimara. Ele foi criado depois da doaçăo da coleçăo pessoal de Ante Mimara para seu país natal. Durante décadas ele juntou uma infinidade de objetos históricos e de arte. O museu é bastante eclético: o último andar abriga uma coleçăo enorme de pinturas desde o século XIII até o começo do XX. O segundo andar tem uma coleçăo de esculturas também de diferentes épocas, além de uma ala de arqueologia e diversas relíquias bizantinas, coptas e do cristianismo arcaico. No térreo encontra-se uma coleçăo gigantesca de objetos de arte como vasos, talheres, enfeites, artefatos religiosos... Os objetos ŕ mostra vęm de toda a Europa entre os séculos XV e XIX, além do Oriente Médio. Há uma ala enorme dedicada exclusivamente ŕ coleçăo oriental de Mimara, com relíquias da China, Japăo, Índia e regiőes próximas.


E o outro museu, que também recomendo, é o Museu de Arqueologia. Mas pra esse eu digo é preciso ir sem nenhuma pressa. Confesso que năo aguentei tudo, foi demais pra mim. Como no Mimara, é recomendado que vocę comece a visita pelo último andar e vá descendo. E a primeira parte da mostra é dedicada a uma coleçăo de objetos encontrados em escavaçőes por toda a Croácia. Săo apresentadas algumas culturas que dominaram regiőes do país, com dados históricos e reconstruçőes de vilas e capitais desses povos.

Tudo começa com algumas ferramentas de pedra lascada feitas pelo Homo Habilis: lanças, pratos, colheres de osso...e aos poucos as coisas văo se sofisticando mais, começam a aparecer alguns ídolos, algumas esculturas de animais. E aí começa a idade do bronze, e os utensílios se sofisticam mais ainda, văo aparecendo alguns machados, vários ornamentos...e năo para mais: pontas de lança, espadas, armaduras, dinheiro. Ver de forma tăo cruamente explícita aquele homem primitivo se corrompendo foi forte pra mim. Passei reto pela enorme coleçăo egípcia, pelo maior texto etrusco já encontrado (1500 palavras) e pelas alas grega e romana. Recomendo muito a visita, mas sem hora pra sair. Eu năo durei muito tempo! Hehe. Voltarei.

Êxtase de São Francisco
Detalhe

Luminária, cristianismo arcaico - Séc. V

Porcelana chinesa, séc. XVI


2 comentários:

  1. Oi!
    Realmente há muitos museus interessantes em Zagreb e esses dois são muito legais!
    Espero que estejas curtindo a tua estadia aí no sul!
    Beijo,
    Marília

    ResponderExcluir