domingo, 28 de agosto de 2011

Cheguei!

Comecei o blog com hundred million posts sobre a Croácia e justamente quando cheguei na Finlândia fiz silêncio. Bom, não aceito reclamações, avisei no primeiro post que isso aqui ia ser uma porcaria! haha! Mas o motivo é que desde que cheguei aqui não parei um segundo.

Cada grupo de estrangeiros tem um tutor, que é um aluno daqui que te acompanha e ajuda no começo. Um dos meus três tutores é o Lauri, e ele foi me encontrar no aeroporto. Trouxemos minhas coisas até meu quarto e...cara, que desgraça tava este quarto. Um vietnamita morou seis meses sem limpar absolutamente nada, e depois dele ainda passaram 2 indianos.
A palavra que eu conheço que melhor descreve o estado do quarto naquele momento é em croata: prljavo. Prljavo significa sujo. Mas pela sonoridade...Prljavo soa que nem um tapa, uma cuspida na cara. Prljavo é violento. Prljavo! Assim tava o quarto.
Quando eu fiz a faxina, gastei 5 horas lavando tudo e tô até agora com dor nas costas. Achei uma cebola apodrecendo embaixo da estante, dava pra tecer uma camisa com os algodões de poeira. Tenso. Prljavo -- Tupish! Tapa na cara.

Depois de deixar minhas coisas a gente foi almoçar e à noite saímos. Na Finlândia, faça como os finlandeses, certo? E nada mais finlandês do que...beber! E fomos pra balada.
Lá pelas 2 da manhã o Lauri disse que tínhamos que ir senão perderíamos o último ônibus. A amiga dele falou "Eu moro aqui perto, vocês podem dormir lá em cas...". Ela nem terminou a frase eu já tinha aceito. Sei lá se ela tava falando só por educação, mas por nada no planeta eu ia perder a chance de não dormir naquele quarto imundo.

Nos dias seguintes fiz minha matrícula na faculdade, paguei o aluguel, abri conta no banco, etc. etc...tava me acertando por aqui. Na sexta-feira ainda aconteceu a Helsinki Night of Arts, um evento que todo mundo vai em massa pra cidade não pra ver porcaria de arte nenhuma, mas sim pra beber. Hoje, domingão, dei aquela merecidíssima dormida infinita de quem viajou muito e dormiu pouco. No meu quarto limpo.

Resumindo: cheguei. Tô bem.

Quase lá!

O mar, o cisne, a Nokia

Nova Poli!

Nova comida!

Novo país!

4 comentários:

  1. Gostei das fotos! Linda a da Nokia ao fundo. Sabe o que seria legal? Tirar fotos nos mesmos locais, no inverno.
    E a comida parece ser boa, vc comeu tudo, até as plantas e o leite puro? Na Finlândia, coma como os finlandeses.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. o que era aquila comida? realmente parecia ser boa.
    vc tirou fotos do que era o seu quarto antes da limpeza? e quem te orientou como faze-la? a Ana?
    bjs

    ResponderExcluir
  3. João!
    Que saudades tuas já! Adoramos a visita e o que escreveste no nosso livro! Estamos esperando o nosso próximo encontro!
    Fico feliz em saber que estás te virando bem aí no começo!
    Desejamos toda a sorte do mundo!
    Bjão,
    Marília

    ResponderExcluir
  4. Comi tudo, óbvio, tb fiz muitas outras coisas "Finnish style", aos poucos vou contando. Não tirei foto do "antes" do quarto pq não gosto de tirar fotos de desgraças hehehe.
    I Marília, hvala lijepo!!! Jako mi je bilo drago što smo se upoznali :)

    ResponderExcluir