sábado, 20 de agosto de 2011

Ilha de Lopud

Perto de Dubrovnik estão as ilhas Elafiti. Das três ilhas, em duas não há carros. Fui para a ilha de Lopud, uma dessas duas menores. A grande atração dela são as praias de areia, coisa rara por aqui.

Cheguei depois de uns 50 minutos de barco. Eu queria ir para o outro lado da ilha, onde fica a maior praia. Quando vi uma placa indicando a fortaleza de Kaštio, resolvi visitá-la antes. Exatos cinco passos depois, eu olhei pra cima. Putz...ela era muito no alto. Muito. Falando sério: MUITO alto. Mas eu já tinha dado cinco passos. Não dava mais pra desistir.

Cem metros depois eu já estava me odiando pela ideia. O sol tava de rachar. Eu tinha ouvido falar que o segredo pra essas coisas é não pensar na volta. Mentira. O segredo é não ter amor próprio - nem um pingo.

Chegando lá vi que a fortaleza é utilizada até hoje...por cabras. Olha, quem nunca foi encarado por uma cabra, olho no olho, não sabe o que é intimidação. No caminho eu me desviei e visitei também uma igreja do século IX no topo de outro monte. É fantástico pensar que naquela época, naquele fim de mundo, pessoas se davam ao trabalho de construir igrejas em lugares tão inacessíveis. Eu sofri só pra subir até lá, quando mais carregando pedra! A história do Brasil que a gente estuda na escola tem quinhentos anos. Mil anos atrás - duas vezes o Brasil - aquela igrejinha já tinha, sei lá, cem anos de idade.

Eventualmente eu achei a estrada certa até a praia que queria. Foi o mergulho mais refrescante da vida. Valeu a empreitada.

Em tempo: a água da torneira da ilha não é potável.








Nenhum comentário:

Postar um comentário