sexta-feira, 12 de agosto de 2011

O Banho

A temível causa de angústia, sofrimento e choque cultural


Por mais globalizado que o mundo esteja hoje em dia, por mais parecidas que possam ser as cidades e as vidas da pessoas, é nos pequenos detalhes que se vê a diferença cultural entre os lugares. Por exemplo, a forma de (não) tomar banho.


Nestas bandas, um dos detalhes que causam estranheza é o chuveiro. Ou melhor, não é um chuveiro, é um chuveirinho: é igual aquelas duchas de pet shop pra dar banho em cachorro. Você segura com uma mão, enquanto na outra equilibra o sabonete. Dá pra prender ele no alto, mas a ideia é que você gaste 50% (ou mais) das mãos que Deus lhe deu segurando o bendito chuveiro. Com o que te sobra de mãos, você faz o resto do trabalho.

O box é extremamente apertado, o espaço certinho de uma pessoa em pé. E esse aí da foto é o modelo ultra-luxo-garota-moderna, porque boa parte é só uma finíssima cortininha de plástico permeável. PERMEÁVEL. O que significa que se você errar o jato vai molhar o banheiro. Pra piorar, o ralo absorve água mais devagar do que a ducha jorra, então ou você a desliga pra se ensaboar (enquanto o vento sopra pela cortina), ou uma tsunami espumante se espalha pelo banheiro.

Como um ser humano pode ser capaz de tomar banho como um cachorro, protegido das intempéries por uma mísera cortininha, e não inundar o banheiro?

E quando você finalmente termina a empreitada pela limpeza, já cansado de tanta água espirrando em todas as direções, você sai do box-cortina e pisa no tapetinho... encharcado! Extasiante.

Eu matutei profundamente sobre a questão, e cheguei à seguinte lista de prós e contras sobre os atributos e utilidades de tal maravilha da engenharia europeia:

Prós:
   - Nunca fez mal a ninguém NENHUM

Contras:
   - Não tem prós
   - É uma merda

A questão é séria, meus caros. Bastante séria.

4 comentários:

  1. Te entendo plenamente. Ainda não entendo como os europeus conseguem toma banho assim. Tentei por algum tempo, mas depois resolvi comprar um chuveiro normal!
    Muito bom senso de humor!
    Beijo,
    Marília

    ResponderExcluir
  2. É mais prático não tomar banho. A temperatura ajuda! É verdade que está fazendo 31ºC na Finlândia?
    Bjs,
    Tetê

    ResponderExcluir
  3. João,

    Eu sei como você se sente, o "box" do meu apartamento em Pequim é igual a esse da foto e o pior é que o meu ralo também não absorve praticamente nada de água.

    Eu até tirei uma foto, mas não sei como postá-la no seu blog.

    Abraços,
    Sampras

    ResponderExcluir
  4. Sampras! Posta no www.imgur.com e poe o link aqui, é rapidão

    ResponderExcluir