domingo, 13 de novembro de 2011

As Risadas

Como tinha comentado, passei meu aniversário em Uganda. E foi fantástico!

Caiu bem na segunda-feira em que visitamos novamente as escolas. Meu grupo de 4 pessoas acabou se dividindo, metade foi para o Gulu District Water Office, e uma menina e eu fomos para a escola. Lá fizemos uma atividade com as crianças do Primary 1 (por volta dos 6 anos de idade).

Primeiro nós demos papel e caneta pra todos, e pedimos para desenharem o banheiro. Era uma forma de descobrir o que eles pensam do banheiro, se acham que é assustador, ou o que gostariam que fosse a latrina ideal pra eles.

Também tínhamos levado tinta. A menina pintou a mão dela de vermelho, e eu pintei a minha de azul. Explicamos como a tinta era a sujeira que fica na nossa mão e que nos deixa doentes. Apertamos a mão um do outro, e eles viram como a tinta passa de um para o outro. E daí marcamos nossas mãos no papel, pra mostrar como tudo que a gente toca também fica contaminado se nossas mãos estão sujas. Eles não falam inglês ainda, mas a professora foi traduzindo tudo.

Daí distribuímos mais papel e começamos a pintar as mãos deles. O primeiro menininho ficou me olhando sem saber o que fazer. A classe inteira olhando ansiosa. Eu fiz o gesto "bate no papel!". E ele respirou e BAM, deu um tapão no papel. A classe inteira explodiu em risos! E todos quiseram pintar as mãos pra marcar no papel. A cada BAM, uma explosão de risadas.

Depois que todos tinham pintado as mãos, ainda tínhamos tinta. Pintei a minha mão de novo, e dei um high-five num menininho. A classe foi à loucura!! Todos levantaram duma só vez e correram pra frente pra me dar high-five! Hehe.

Depois levamos eles pra fora para lavarem as mãos, explicamos como eles devem lavar as mãos sempre antes de comer e depois de ir no banheiro. Tínhamos levado sabão, e mais cedo eu tinha ido buscar água no poço com uma aluna mais velha.


O som daquelas risadas vai ecoar por muito tempo nos meus ouvidos.

3 comentários:

  1. Bah, que lindo! Tão simples e significativo! tenho certeza que lembrarás desses dias pelo resto da tua vida!
    Beijo,
    Marília

    ResponderExcluir
  2. Que lindo! Muito bom ter isso come experiência de vida.

    beijos

    ResponderExcluir
  3. ...e acredito que as crianças tambem guardarao estas imagens dentro deles.
    e voce, no seu aniversario aquilo que gosta tanto de fazer: atividade com crianças.
    bjs
    lili

    ResponderExcluir