terça-feira, 15 de novembro de 2011

A Água do poço

Comentei no outro post que busquei água no poço para as crianças lavarem as mãos.

Buscar água é um trabalho para as mulheres - elas buscam água no poço e a carregam em galões de 20 litros. E voltam equilibrando os 20 quilos na cabeça, e por vezes mais 20 em cada braço e um bebê pendurado nas costas. É impressionante.

Cara, carregar 20 litros na cabeça não é fácil. Na próxima vez que você for carregar peso, tenta colocar na cabeça. Equilibrar é quase impossível, mas é muito mais confortável! Só não faça isso na África, por lá só mulheres equilibram coisas na cabeça. Macho que é macho carrega no ombro.

Mas eu, como era branco turista, tentei equilibrar na cabeça. O poço fica a cerca de 100 metros do prédio principal da escola. Dos 20 litros só chegaram uns 15. Mas o tanto que eu fiz aquelas meninas rirem valeu a empreitada! Hehe. E tava calor mesmo, uma refrescadinha caiu bem.

4 comentários:

  1. Nossa, é difícil de imaginar uma realidade como a que nos contas. Imagina, 20 litros! Caramba! Haja treino e musculatura!
    Já vi que estás ficando muito habilidoso hehehe
    Beijo,
    Marília

    ResponderExcluir
  2. fazer crianças rirem, voce nem gosta não é?

    ResponderExcluir
  3. João,
    não querendo comparar Uganda com o Brasil, mas a situação do meio rural brasileiro apresenta muitas similaridades com o que vc viu em terras africanas. O público com quem eu trabalho, que são majoritariamente os chamados “sem terras”, vivem em grande parte na miséria e analfabetismo. É um público que foi excluído de todo tipo de política pública desde os tempos da colônia e que hoje vive em situação bastante precária. É comum na região norte as famílias ainda viverem sem nenhum tipo de saneamento básico (sem banheiro ou mesmo fossa séptica). É interessante pensar nisso considerando que aqui no Brasil o agronegocio é apresentado como hegemônico e que a pais é o grande celeiro produtivo. Mas é importante saber que o Brasil apresenta hoje uma das maiores concentrações de terras do mundo, onde poucos proprietários são donos de grande parte do território nacional enqto milhares de pequenos agricultores são donos de pequena parcela do território. Mas enfim, eu poderia ficar aqui dias e dias conversando com vc sobre a situação do meio rural brasileiro mas o que eu queria te dizer é que mesmo aqui no Brasil o meio rural ainda apresenta regiões de pobreza absoluta,assim como na Africa e que tbem existem milhares de agricultores com histórias interessante para contar ( e eu, graças a deus, tive a oportunidade de conhecer várias dessas historias desde que resolvi ser agrônoma e me dedicar a esta parcela da sociedade que precisa urgentemente de ajuda). Mesmo a sua avó tem um historia de vida muito interessante para contar que mostra todas essas dificuldades na época que ela morava na “roça” (ter que andar vários km por dia para estudar, a pobreza que ela e os irmão passaram na infância..... peça um dia para ela te contar).
    Bem, mas fico muito feliz de vc ter podido vivenciar isso de perto, que é uma experiência única e transformadora na vida.
    Um gde beijo
    Silvia

    ResponderExcluir
  4. Oi Silvia!

    Pois é...vc não quis comparar Uganda com o Brasil, mas eu acho sim que em muitos aspectos nosso país é como lá.

    Uganda é de uma diversidade enorme, são 62 tribos com seus próprios costumes...a solução que estamos buscando deve ser culturalmente neutra. Por isso tenho esperanças de que possa ser "exportado" também pra outros países, como, por que não, o Brasil.

    Eu te mandei um email perguntando umas coisas sobre plantas, você viu?

    Beijos!

    ResponderExcluir