domingo, 17 de junho de 2012

Transporte em Kampala

Kampala não tem linhas de ônibus como na Finlândia. Também não tem bondes, muito menos metrô. Locomoção a grandes distâncias acontece de carro, táxi ou boda-boda.

Por aqui se usa mão-inglesa, ou seja, os carros dirigem na esquerda. Paulistano que sou, não me impressiono fácil com trânsito, mas o fato é que dirigir um carro ou qualquer outra coisa por aqui requer um nível considerável de habilidade. "Caos" é uma boa definição pro que se vê, mas mesmo assim em um total de três semanas em Uganda não vi nenhum acidente.

Se você tiver os telefones certos, é possível chamar um motorista que te leva pra onde quiser, exatamente como um táxi tradicional. Sim, porque o que se chama de "táxi" por aqui são na verdade vans que operam como o que se esperaria de um ônibus urbano: eles saem de um ponto A e vão até um ponto B, pegando e deixando pessoas pelo caminho.

Mas o mais pitoresco são os boda-bodas. Eles são na verdade uma espécie de moto-táxi. Ficam esperando clientes e quando vêem algum candidato já saem gritando tentando chamar atenção (especialmente se for um gringo). Isso quando não saem pilotando a moto pra cima de você.



Nenhum comentário:

Postar um comentário