terça-feira, 12 de junho de 2012

Barreiras para imigração

O voo saindo de Helsinki atrasou e acabamos perdendo nossa conexao em Londres. A British Airlines nos providenciou hotel e transporte, e aqui estamos esperando o proximo voo para Entebbe, esta noite.

Logico que eu preferia a esta hora estar em Kampala fazendo o que me preparei para fazer, mas acho que de tudo o que aconteceu, a unica coisa que realmente me incomodou foi a imigracao para entrar no Reino Unido.

Tudo que precisamos fazer eh mostrar o passaporte, mas isso parece uma tarefa imensa. O clima é intimidador. Voce se sente o tempo todo sendo questionado "O que voce pensa que veio fazer aqui?". Po, eu nem queria estar nesse pais estupido, desculpa ai o incomodo, chefia!

Mas o que realmente pega no brio sao os pequenos detalhes. Cidadaos europeus tem duas filas, obviamente quase vazias e andando rapido. O "resto" se junta em uma imensa fila de lesmas. Só tem ar condicionado do outro lado da "fronteira", e por isso durante uma hora ou mais voce é obrigado a esperar para ser interrogado suando como um porco. O que realmente me irritou foi o tratamento que deram a minha amiga chinesa. Ela precisaria de visto pra entrar no Reino Unido, e ela obviamente nao tinha, pois nao era para estarmos aqui agora. A companhia aerea providenciou um certificado explicando a situacao, algo que deveria ser rotineiro naquele enorme aeroporto...mas claro que isso nao era suficiente, e ela alem de ter que responder a inumeras perguntas sobre toda a vida dela e esperar ainda mais no canto, ainda teve que ouvir um "se eu nao gostar de voce, nao entra no Reino Unido, ta entendendo?".

Com as Olimpiadas chegando, se esse eh o tratamento que eles dao aos turistas, eu tenho ate medo de imaginar o que nao fazem com os que consideram "terroristas".


E frente a essa situacao ridicula, eu me pergunto: por que eles buscam tanta proteção? De quem é que eles tem tanto medo? De mim ou minha amiga não é. Honestamente, acho que eles tem medo é deles mesmos, medo de que os antigos pecados passem pelas grandes barreiras e voltem para os atingir.

Certas nações foram construídas em sangue, lágrimas e ouro roubado. Mas isso é passado. O futuro esta aí, para ser escrito, e não precisa ser da mesma forma. Se eles percebessem isso, talvez não precisassem mais de tantas proteções e barreiras.

2 comentários:

  1. Eu acho absurdo este tratamento e paranóia nos aeroportos de alguns países europeus. Parece que tu tá indo no corredor da morte, tu é culpado de estar viajando e passar por ali. É um stress totalmente desnecessário e absurdo.
    Concordo contigo, várias nações foram construídas desta forma, mas agora temos chance de mudar o presente e futuro, mas parece que ninguém vê.
    Bj, paciência e boa sorte para vcs,
    Marília

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Marília! Realmente é uma chateação...o pior é que nem era pra gente estar lá. Mas já passou.

      O que tenho percebido é que gente boa e gente ruim tem em todo lugar, independe de nacionalidade...

      Excluir