sábado, 22 de outubro de 2011

Global Dignity Day


Quinta-feira passada foi o Global Dignity Day. Lembram do comercial que gravei? Era pra isso.

Num mundo dividido em religiões, países, crenças, idiomas e culturas, os criadores do Global Dignity elegeram o desejo pela Dignidade como algo que nos unia, como homens. Daí o nome. E dessa vez o evento foi na Finlândia, na quarta-feira, e por causa do comercial eu ganhei um ingresso:


Os três primeiros a falar foram os fundadores do projeto...Falaram o príncipe herdeiro da Noruega, um cara jovem e com bela visão do mundo. Um filósofo finlandês autor de sei lá quantos livros e blats blats blats...mas gostei dele também, nada de Marilena Chaui...(minhas sinceras desculpas se vc gosta dela! Hehe... Na verdade desculpa é o caramba, se você gosta dela, feche já o navegador e nunca mais volte aqui!). Também John Hope Bryant, fundador e CEO da Operation HOPE, uma ONG internacional, e também conselheiro econômico do Mr. Obama. 

Mas os pontos altos da noite ficaram pro final: o ex-presidente da Finlândia Martti Ahtisaari, que durante toda sua carreira pública trabalhou mediando e promovendo negociações de Paz e por isso ganhou o Prêmio Nobel da Paz...e pra finalizar, o arcebispo sul-africano Desmond Tutu, Amigo do Sr. Mandela, um dos que também ajudaram a acabar com o apartheid e também ganhador do Prêmio Nobel da Paz.

Ouvir todos esses caras falando...nossa. Foi sensacional.

Foi muito bonito ouvi-los falando de um mundo melhor. Um mundo onde as pessoas se respeitam. E ver nos seus rostos já cansados a luz de quem realmente lutou por isso, não se limitando a vazias palavras, lutando da maneira como eles enxergavam, da maneira como lhes era possível. Realmente inspirador. Ouvir o testemunho de gente que realmente trabalhou, sabem? "Olha, eu to falando isso, e eu não só sei falar bonito, mas também na minha Vida eu fiz isso, e isso, e isso...". E os discursos foram voltados pra nós, estudantes, como que dizendo que agora é nossa vez, o desafio está aí, o que vão fazer com isso?

Me fez acreditar novamente que sim, os Bons são maioria.


E eu gostaria de reproduzir aqui uma história que John Hope Bryant contou. 

Ele disse que existem três tipos de aves no mundo. Infelizmente não lembro agora qual era o segundo exatamente, mas pra todos os efeitos a substituição que vou fazer serve.

No mundo, existem Águias, pombos, e perus. 

As Águias são pássaros que voam a grandes altitudes. Elas voam acima de tudo, e de lá enxergam longe. Mas você nunca as vê em bando. Você vê uma, e somente uma Águia.
Os pombos voam a baixas altitudes, e em bandos. Para voar, precisam pisar nas cabeças das pessoas. 
E os perus, apesar de terem asas, não voam. Limitam-se a fingir ser algo que não são. Ignoram seu dom de pássaro. Vivem com os pés pregados no chão.

E você, meu caro, que tipo de pássaro quer ser?

Um comentário:

  1. Joao!! Parabéns pelo trabalho! sua mãe me contou um pouco sobre sua nova empreitada ai e me passou o endereço do blog! Adorei!! Qto aos pombos, francamente, uma historia tao bonita e vc escolhe essa praga pra ilustrar? qto a pisar na cabeça das pessoas, vindo dos pombos o verbo seria outro, não?! hahahahaha
    Beijos!!

    ResponderExcluir