terça-feira, 6 de setembro de 2011

Sitsit

No fim de semana eu fiz uma viagem, mas sobre ela vou falar depois porque quero manter o assunto dos últimos posts. Como eu dizia sobre as tradições e músicas, ontem (segunda) fui no meu primeiro sitsit. É um jantar especial, formal, em que se canta, bebe, canta, come, canta, bebe. E também canta.

O sitsit de ontem era especial para os calouros da Computação, e eles reservaram uma mesa inteira pros estrangeiros também. Geralmente eles acontecem em um local especial, mas como esse era o primeiro e pequeno, foi no próprio prédio da Ciência de Computação aqui na universidade.

A maior parte do tempo eles só falaram finlandês, então fiquei meio boiando. A cada vez que o gongo soa, todos devem fazer silêncio. Alguém faz uma introdução, e puxa uma música. Na mesa, cada um tinha um guia com diversas das músicas, mas boa parte das pessoas tinha seu próprio livrinho com as canções. A maioria delas são paródias de tradicionais músicas finlandesas ou internacionais, com letras falando das coisas cotidianas da vida de um Teekkari (estudante de engenharia): álcool, sofrimento com cálculo e outras derivadas (rááá trocadalho!), e bebida. Ah, sim, tem algumas sobre bebedeiras. E sobre etanol.

No fim de cada canção, e às vezes no meio, todos brindam. De um lado, de outro, pra frente, e um gole. Quem não vai com calma, bem... Rolam boatos de que vez ou outra alguém faz um estrago na mesa. Não foi dessa vez, hehe.

Lá pelas tantas aconteceu uma performance, fiz um vídeo. Dei sorte de pegar a música certa:



E mais tarde ainda entrou a banda:



A Finlândia é fascinante.

Os de Teekarilakki (esse chapéu branco) são veteranos.

A sobremesa visualmente apetitosa

4 comentários:

  1. Festa e festa, João! Coisa boa! Curte e segue com o pé direito! Avisa quando esfriar!
    Interessante saber esses costumes daí!
    Beijo e bom apetite pra essa sobremesa apetitosa:)
    Marília

    ResponderExcluir
  2. Na Finlândia é o inverso do Brasil? Os veteranos que sofrem trote? Chapeuzinho feio...hahaha
    Boa sorte nesse começo de aulas por ai! Porque por aqui tá meio tenso...hehehe

    ResponderExcluir
  3. é uma mousse de chocolate? igual da Ana???

    ResponderExcluir
  4. É uma mousse sim!

    Gilas, esse chapéu é puro estilo rapaz!!

    Marília, por enquanto to vivendo os costumes da TKK, os da Finlândia ainda vou ficar devendo porque sinceramente ainda não experimentei, hehehe...

    ResponderExcluir