domingo, 11 de setembro de 2011

Sitsit no clube sueco

A Finlândia é um país bilingue. Cerca de 6% da população tem como língua materna o sueco, e não o finlandês. Uma língua não tem absolutamente nada a ver com a outra, MESMO. Aliás, o único idioma parecido com finlandês é estoniano, e mais nada...talvez marciano, sei lá. Dizem quem húngaro tem a mesma origem, mas um finlandês não conversa com um húngaro se não for em inglês, nem a paulada.

Ao invés de fazer como é manda a tradição, ou seja, proibir o idioma sueco e obrigar todo mundo a falar finlandês, por aqui eles decidiram exatamente o contrário: todo mundo tem que aprender sueco. E os suecos, finlandês. Estranho, não? Mas por increça que parível a ideia deu certo.

Aqui na TKK os Swedish-speaking Finns tem seu próprio clube, o Teknologföreningen (TF). Na sexta eu fui no primeiro sitsit do ano por lá. Se você não sabe o que é um sitsit, leia isto.

Fiz um vídeo do começo da festa, e apesar de ele ter ficado totalmente confuso, resolvi postar aqui porque transmite bem o espírito de uma noite dessas. A não ser que você fale sueco, pode pular o discurso do mestre de cerimônias, ele só dá as boas-vindas a todos, avisa que o banheiro é lá, a saída para fumar é ali, por favor ninguém vomite lá do alto durante a festa. Como não falo sueco não lembro se foi nesse momento que ele realmente falou isso, mas quando ele fez esse singelo pedido recebeu aplausos efusivos, aparentemente porque alguém já mandou um gorfocóptero na galera sentada embaixo. Vai entender.


2 comentários:

  1. Olha onde tu foste parar!!! Que viagem! Nossa, deve estar sendo muito louco estar aí! Tantas novidades, gente diferente, línguas e costumes. Aproveita muito esse momento, João!
    Beijos e saudades,
    MArília
    P.S Cuida com a cerveja :) hehe

    ResponderExcluir
  2. Hahaha...to começando a desconfiar que os finlandeses tem um fígado reserva, viu...

    ResponderExcluir