quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Abra-se a novas experiências, e elas virão

Centenas de pessoas me escreveram pedindo pra postar mais... Mentira, ninguèm pediu, sò minha mae e minha tia. Mas enfim, jà falei vàrias vezes que meus dias aqui tem sido muito cheios, e nao era mentira. Sò que tem uma coisa que eu realmente preciso contar.

Desde que cheguei aqui na Finlandia sò tenho postado festas e festas...os mais conservadores devem tar pensando "ai ai, criamos esse menino a leite com pera e ovomaltino por tantos anos pra ele ir pra Finlandia e se perder na vida!". Realmente, se for pra acompanhar os finlandeses, a chance de voltar alcòolatra è relativamente alta. Mas calma. Se nao fossem pelas festas non-stop, nao teria acontecido uma das coisas mais fantàsticas ate aqui, e minha història na Finlandia seria beeeeem diferente.

Um dia eu conheci um cara da associaçao estudantil e que organizou uma excursao a Pequim. Eles queriam levar o maior nùmero  possìvel de estudantes para a feira mundial de Pequim em 2010, e o jeito mais barato era...de trem. 100 pessoas atravessaram a Rùssia, Mongòlia e China de trem. E este ano eles resolveram fazer uma viagem de navio. Em novembro sairao de Portugal e vao para... o Brasil. E o fim da viagem è em Sao Paulo. Ele ficou me chamando pra ir, falei que passaria o contato de uns amigos, hehe.

Dois dias depois aconteceu uma festa enorme aqui, pra todos os alunos, professores e funcionàrios...tem uma foto num post qualquer do cabo de guerra professores vs animais da floresta. E no fim da festa eu encontrei de novo com o cara da viagem, e ele perguntou se eu queria conhecer a Aalto Design Factory, que era ali do lado. Ate hoje nao sei que coisa louca è a ADF, mas è sensacional. E là ele me apresentou pra um professor que começou a falar de um curso que ele era responsàvel. Em 5 minutos de conversa eu jà tinha decidido largar outras 2 matèrias pra fazer o curso.

O curso è pra todos os alunos da universidade, e a ideia è que sao formados grupos de 10 estudantes de todas as àreas (vàrias engenharias, marketing, design, negòcios) e cada grupo tem um projeto para desenvolver. Cada projeto è patrocinado por uma pequena empresa (nomes como Ericsson, Philips, Panasonic, pra citar alguns), e os alunos tem um ano para o desenvolvimento. A grande maioria dos projetos sao bem livres, o que permite "piraçoes". Pra exemplificar, esse ano o projeto da Ericsson è um sistema pra voce rastrear suas coisas em casa. Voce pergunta onde estao suas chaves, e ele diz que està exatamente onde voce deixou, na geladeira. Outro projeto de uma empresa de elevadores è criar um ambiente interativo durante os 10-60 segundos de jornada vertical.

Link para o site da matèria.

O projeto que elegi como eu favorito è o da Unicef. Sim, agora sou parte da equipe. E estou MUITO feliz! Tive que fazer uma certa força pra dar "sorte" e conseguir o que queria... Usei minha cara-de-pau digna de quem que nao tinha nada a perder, mas como dizem por aì, o mundo è daqueles que agem, certo?

O projeto è sobre WASH - Water, Sanitation and Hygiene (Agua, Saneamento e Higiene) em escolas localizadas em àreas rurais de Uganda.

Uganda? Onde fica Uganda?

A situaçao è bem precària por là. Em mèdia sao cerca de 60 estudantes por latrina. E a situaçao è bem pior para as meninas, principalmente quando elas viram mulheres...grande parte larga a escola. A proliferaçao de doenças, mortalidade infantil, enfim, nao preciso ficar explicando aqui os males causados por falta de saneamento bàsico. E o que me atraiu para esse projeto em particular è que o impacto causado na vida dessas pessoas por uma melhoria nessa questao è enorme...gigantesco. Vàrios outros projetos apresentavam grandes desafios com os quais certamente desenvolveria muito meus dotes de computeiro, mas todos sao sobre tornar mais confortàvel a vida de gente que...sei là, tem àgua em casa.

Uganda è uma espècie de campo de experiencias da Unicef, pois là eles tem grande presença. Vàrios projetos sao testados là, e se dao certo, sao levados para outros lugares do mundo. Como disse, os projetos tendem a dar bastante espaço para criatividade, e esse nao è diferente, mas espero sinceramente que seja là qual for o nosso resultado final, ele seja considerado um sucesso.

Ah sim. O projeto inclui uma viagem. No fim de outubro vamos para Uganda. Vou comemorar 22 anos no coraçao africano.

6 comentários:

  1. Noooooooooooooossa João, que máximo!!! Fico muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito feliz por ti! Bah que legal!
    Com o passar do tempo vai nos contando como é projeto e depois conta sobre a viagem! Tô curiosíssima!
    Beijos e saudades,
    Marília

    ResponderExcluir
  2. Aeeeee Johnny!!! Tah deitando ai na Finlandia hein!!! Saudades mano!!! Abração!

    ResponderExcluir
  3. Ah sim, Marília, pode ter certeza que vou falar mais do projeto aqui! Foi uma baita mudança de planos...o Fernando vai vir comemorar meu aniversário na Finlândia no meu lugar e eu nem vou vê-lo!

    Valeu, Caio!! To tentando aproveitar o tempo aqui, como vc percebeu hehehe

    ResponderExcluir
  4. ídolo! hahahau mto legal, João!!!!

    ResponderExcluir
  5. Nossa João que legal, eu tenho um amigo finlandês que ja participou desse programa, ficou um tempo em Uganda e no Zâmbia, ele é de Tampere, vou falar que ele dar um pulinho aqui no seu blog, vai que ele tem alguma dica legal né não? hehe tode de bom por ai o frio ta chegando !
    bjus

    ResponderExcluir