terça-feira, 5 de março de 2013

San-Trac na Sanitation App Challenge

Evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/224831087657700/225084657632343/

Durante o período em que estudei fora, participei de um projeto da UNICEF e da Aalto University, com o tema "Água, Saneamento e Higiene em escolas de Uganda".

Neste, entre outros resultados, desenvolvemos um sistema de monitoramento remoto, que teve um protótipo instalado em Kampala em Junho/Julho de 2012. Ele acabou virando um projeto independente, chamado San-Trac, cujo desenvolvimento continua em Uganda e agora está concorrendo na Sanitation App Challenge. Precisamos de seus votos!

Há dois jeitos de votar (sim, você pode votar duas vezes se quiser):

1 - Acesse http://sanitation.hackathome.com/online-competition/ e escolha San-Trac (uma bola azul com ST)

e/ou

2 - Mande um tweet com as hastags #SanHack e #SanTrac. Exemplo:
Help us win the #SanHack, vote for #santrac app! RT or vote online at http://bit.ly/109aAXV

Agradecemos desde já o apoio!



Uma breve descrição do projeto a quem interessar:

Trabalhamos no contexto de escolas da zona rural, em particular de Gulu, no norte de Uganda (sim, a terra do "Kony 2012" pra quem lembra). Em regiões remotas do nosso planeta, ainda é difícil coletar e transmitir informações. Em particular, descobrimos que entre detectar-se a necessidade de construir um novo banheiro em uma escola e este ficar pronto pode-se levar um ano, ou até mais.


Um ano! Não dá pra ficar um ano inteiro sem banheiro. E por "banheiro", eu quero dizer isso aqui, ó:

"Nope, that's not chocolate pudding."

OK?


Com isso em mente, a ideia que surgiu foi tentar acelerar o fluxo de informações. Para isso, foi concebido um Sistema de Monitoramento Remoto, cuja função é monitorar o estado das instalações das escolas (latrinas, tanques de água, etc.) que envia relatórios periodicamente via mensagens de texto, ou SMS (sim, o sinal em Gulu é melhor que na Poli).

Ele é baseado em tecnologias open-source e componentes de baixo custo, tornando-o escalável. A visão é que cada escola seria equipada com o sistema e enviaria informações para um servidor central capaz de processar os dados e detectar anomalias. Nestes casos, ele acionaria um alarme, e poderia-se então verificar se algo está errado em determinada escola.

Protótipo no Centro de Inovação da UNICEF Uganda

Potencialmente, pode-se acelerar a construção de banheiros/tanques/etc, mas além disso, o sistema poderia ajudar a detectar outros eventos, como secas e movimentos populacionais devido a enchentes ou conflitos.

Foi desenvolvido um protótipo ainda na Finlândia, e este foi instalado no Centro de Inovação da UNICEF Uganda em Junho/Julho 2012. O desenvolvimento continuou em Uganda durante este período, e agora está concorrendo ao Sanitation App Challenge.


Se você leu até aqui, talvez também queira ver fotos de Uganda, ou ler esta história de lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário